Truques de como tirar o chulé dos pés e calçados

0
23

Um dos problemas mais comuns é o mau cheiro nos pés e calçados, e com certeza você já deve ter pensado em como tirar o chulé que tanto te incomoda não é mesmo? Se você tem uma rotina que te obrigue a usar sapatos fechados durante o dia inteiro, é inevitável que o mau cheiro apareça. E pensando nisso listamos alguns truques de como tirar o chulé dos seus queridos pés.

Mas por que o chulé aparece?

O mau cheiro nos pés e calçados, mais conhecido como chulé é causado principalmente pelo suor em excesso combinado com a falta de higiene diária. É a partir dessa combinação que surgem as bactérias e os fungos que causam esse odor.

Lavar os pés diariamente

É importante manter os pés bem limpinhos, por isso lave bem os pés. Se possível, com sabão antisséptico. Ao término, não se esqueça de secar bem, principalmente entre os dedos.

Como tirar o chulé com Escalda-pés

Como-tirar-o-chulé-Escalda-pés Truques de como tirar o chulé dos pés e calçados

Você também poderá escaldar os pés com bicarbonato de sódio ou vinagre. São duas opções. Na primeira, você adiciona 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio para cada litro de água em uma bacia e deixe os pés de molho por pelo menos 15 minutos. Faça isso todos os dias por pelo menos uma semana.

Na segunda opção você mistura 1 xícara de vinagre, de preferencia o vinagre branco ou o de maçã em cerca de 1,5 litro de água quente e fique por cerca de 10 minutos. Siga esse cronograma todos os dias durante uma semana. Não se esqueça de lavar os pés depois e enxugar bem. Logo você verá o resultado.

Calçados sem meias

Evite de todas as formas possíveis utilizar um calçado sem vestir meias. Além disso, prefira as meias de algodão, pois elas ajudam a absorver a umidade dos pés mais do que as outras, dificultando assim o surgimento e a proliferação das bactérias.

Não repita os calçados

Quando chegar em casa tire os sapatos e adicione 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio. E procure não utilizar esse mesmo sapato no dia seguinte. Esse procedimento impedirá que as bactérias se proliferem. Além disso, tente andar de chinelos quando estiver em casa para que os pés possam “respirar” um pouco.

Utilize Talcos nos pés

Como-tirar-o-chulé-Escalda-pés Truques de como tirar o chulé dos pés e calçados

Crie o hábito de utilizar talcos em seus pés e sapatos. Eles ajudam a tirar o mau cheiro e também auxiliam na absorção da umidade, normalmente causada pelo uso de sapatos fechados em longos períodos. Se você não tiver talcos em casa, você pode optar por colocar um pouco de amido de milho que terá o mesmo resultado.

Evite utilizar sapatos de plástico 

Se você tiver opção, evite utilizar sapatos de plástico, pois esses tipos de materiais esquentam ainda mais os pés e ajudam na proliferação das bactérias, principalmente se usados durante longos períodos do dia.