Por que alguns barulhos incomodam tanto?

0
183

Certamente você já se perguntou por que alguns barulhos incomodam tanto, não é mesmo? Já sentiu um arrepio ou uma agonia em algumas situações, por exemplo, quando alguém escreve com giz na lousa, arrasta uma cadeira, alguém lixando a unha, ou comendo aquele salgadinho barulhento?

E por que será que esses barulhos incomodam tanto? Bem, isso não é coisa da sua cabeça, existe uma explicação para isso.

Os Cientistas Pawel e Margaret Jastreboff criaram uma teoria que dizem que essa “aversão ao som” é causada por algo que eles chamam de Misofonia.

O que é Misofonia?

Por que alguns barulhos incomodam tanto

Misofonia é uma sensibilidade mais aguçada a certos ruídos. Esses cientistas acreditam que essa “aversão ao som” está  mais ligada com o sistema neurológico do que com o sistema auditivo. Para o misofonico, não é o som alto que incomoda, e sim os ruídos, ou os pequenos barulhos.

O diagnóstico dessa doença é meio complicado, pois ainda não existe um teste ou um exame que identifique esse “distúrbio”. E infelizmente devido a dificuldade do diagnóstico, e o desconhecimento dessa doença, o tratamento também se torna um pouco mais difícil.

Quais os sintomas da Misofonia?

Por que alguns barulhos incomodam tanto

  • Acredita-se que os principais sintomas são:
  • Ficar extremamente irritado (a) com barulhos mínimos;
  • Ofender quem estiver provocando o barulho;
  • Sair imediatamente de algum local por não aguentar escutar nem 2 minutos aquele ruído; e
  • Deixar de fazer certas coisas que gosta para evitar de passar por essa situação, por exemplo, deixar de participar de certos encontros sociais, como não ir ao cinema por receio de ouvir alguém mastigando pipoca, ou até deixar de ir a um jantar por não querer escutar os talheres “batendo” nos pratos.

Característica de uma pessoa Misofonica:

Por que alguns barulhos incomodam tanto

O misofonico não é capaz de controlar a própria emoção porque alguns barulhos incomodam tanto que geram uma irritação acima do normal.

Ele também costuma se afastar de algumas pessoas por saber que vai se irritar com algum ruído que ela possa gerar, e para evitar esse conflito ele simplesmente se afasta. Até porque, quando ele está sozinho, ele esquece da existência da misofonia, pois o silêncio não o incomoda.

O interessante é que alguns estudiosos afirmam que quanto mais sensível ao sons, provavelmente mais criativo o misofonico é.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui