Alimentos para Reduzir a Ansiedade

0
34

Hoje em dia muitas pessoas sofrem de ansiedade. E para ajudar com esse problema diário, selecionamos alguns alimentos para reduzir a ansiedade, que irão te ajudar no dia-a-dia.

Quando a pessoa está ansiosa, ela fica apreensiva, nervosa, impaciente, no geral, as emoções ficam mais intensas.

Isso é normal em qualquer ser humano, mas em alguns casos são mais graves. E ela pode levar a sintomas físicos e psicológicos mais intensos.

alimentos-para-reduzir-a-ansiedade3-ideias-geniais Alimentos para Reduzir a Ansiedade

Sintomas Físicos: tensão muscular, insônia, dores de barriga, cansaço, dor no peito e muitos outros.

Sintomas Psicológicos: As pessoas apresentam problemas para se concentrar, ficam irritadas, sentem muito medo, tem a sensação de que algo ruim vai acontecer etc.

Infelizmente essa é a realidade de muitos, e por isso resolvemos trazer para vocês algumas receitas que podem auxiliar na melhora da ansiedade.

Amêndoas

São compostas por vitamitas B2, vitamina E, e proteínas ricas em magnésio, as amêndoas ajudam no funcionamento do intestino e são ótimas indicações para quem sofre de ansiedade, este de fato é um dos melhores alimentos para reduzir a ansiedade, se tornando o primeiro de nossa lista.

Alface

O alface é um alimento que todos conhecem e é comum estar presente nas refeições dos brasileiros. Mas normalmente as pessoas desconhecem suas propriedades. Ele possui propriedades calmantes, aliviam o estresse e por isso são ótimos para quem está sofrendo de ansiedade. Inclusive pode até ajudar as pessoas que estão com insônia, porque as propriedades do alface ajudam a relaxar. E o melhor de tudo é que ele pode ser consumido sem medo, quase não tem calorias e não possui gorduras.

Laranja

É uma fruta que é fonte de vitamina A, B e principalmente C, cálcio, ela atua no relaxamento dos músculos, combate o estresse, pois ela diminui o cortisol, que é o hormônio do estresse. Você também poderá tomar o chá de laranja no tratamento da ansiedade.

Leite

Tomar um leite quentinho antes de dormir pode ser a solução quando você estiver inquieto e ansioso, e não estiver conseguindo dormir, por exemplo. Claro que essa opção é para aqueles que não tem intolerância a lactose.

Mel

Já é conhecido por ser benéfico para saúde em várias situações, ele é antibacteriano, anti-inflamatório, tem efeito calmante, e também ajuda o organismo a produzir a uma substancia chamada serotonina,  é essa substancia que auxilia no controle das mudanças de humor e da ansiedade.

Além de consumir esses alimentos, uma outra dica é escolher alguns deles e fazer sucos. Ex: fazer um suco com maça, mel, alface e algum chá calmante. É uma opção que pode te ajudar.

E o que deve ser evitado?

alimentos-para-reduzir-a-ansiedade3-ideias-geniais Alimentos para Reduzir a Ansiedade

Listamos também alguns alimentos e bebidas que devem ser evitados, pois eles podem aumentar os níveis de ansiedade, veja abaixo:

  • Carboidratos em excesso
  • Frituras
  • Bebidas alcoólicas
  • Café em excesso
  • Açucares

O ideal é incluir os alimentos para reduzir a ansiedade em suas refeições diárias, mas uso deles não é o suficiente, é interessante que você também busque outras opções de relaxamento e faça exercícios físicos. Esse conjunto de atividades certamente vai te ajudar a ter uma qualidade de vida melhor.